sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MARINGÁ - A LOCOMOTIVA DO PARQUE INGÁ

A locomotiva está exposta no Parque Ingá, a  três quadras da Catedral, o portão de entrada fica na frente da Avenida Tiradentes, e esta rua passa anteriormente na frente da catedral.



Avenida Anchieta
















MARINGÁ - CIDADE CANÇÃO

Maringá estará comemorando 60 anos em  14 de novembro deste ano, com quase 400.000 habitantes, é  a terceira maior cidade do Estado do Paraná.  É bastante desenvolvida com expressivo desenvolvimento no setor agrícola e industrial.Considerada a cidade mais verde do mundo.
A Catedral de Maringá é a mais alta da América Latina, foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto  Belluci. Foi consagrada em 03 de Maio de 1982 e recebeu o título de Catedral Basílica Menor no dia 21 de Janeiro de 1982.






Fotos interna da Catedral.












MERCEDES SOSA CANTORA ARGENTINA

Cantora da América, defensora da integração dos povos da América Latina, ativista politica de esquerda e banida do país por causa das suas posições politicas. Compositora de sucesso e uma das grandes expoentes da Nueva Cancion. Faleceu no dia 04 de outubro de 2009.







FOTO DE GUARANIAÇU - 60 ANOS

São 60 anos de ideal, de transformação, de fé, de esperança que começou pelo pioneirismo, pelas ações e hoje temos, Guaraniaçu como ela é, fruto do esforço e respeito de todos.

acervo do Museu histórico de Guaraniaçu

Avenida Souza Naves

acervo do Museu histórico de Guaraniaçu

Avenida Souza Naves


Avenida Souza Naves



GUARANIAÇU - DETALHES

Os compromissos do dia a dia,  nos impede de observar as riquezas históricas, econômicas e culturais que existe na cidade e por isso nós  vamos desvalorizando tudo, esquecendo tudo, pois até nas rodas de chimarrão onde se conversa de tudo, pouco se conversa sobre o nosso passado histórico. Portanto neste ano  em  que o município comemora 60 anos precisamos relembrar tantas coisas boas que temos em nossa história.










quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARTESANATO DE CARUARU

Com tecido, tinta e pincel a autora expressou nestes quadros coloridos e cheios de graça, a riqueza da cultura nordestina. Estas obras de arte e de amor pelas coisas do nosso foclore,são da  nossa amiga Fernanda O. Déu a qual expõe seus trabalhos na feira de caruaru, Foi ela quem nos possibilitou trazer uma lembrança da nossa terra querida - Caruaru.









domingo, 25 de setembro de 2011

LINHA PIETROBON - ALMOÇO

Hoje na linha Pietrobon tivemos um grande encontro de familias, reunidas para festejar um  mutirão de ajuda para o hospital, muita conversa, muito divertimento, os adultos trouxeram seus baralhos para jogar um quatrilho,  pontinho, e as crianças correndo, brincando no campo, jogando bola. Os churrasqueiros cuidando do fogo e da carne para sair no ponto. Enquanto isso, muita coversa, causos de hoje e de antigamente.




















GUARANIAÇU - 60 ANOS

O tempo passou. No começo muito lento, depois tão rápido que ficamos admirados. As vezes acompanhamos as mudanças ou esquecemos de admirá-las, pois é tantos compromissos que outras coisas não nos interessa, quando percebemos é tanta novidade que até não nos damos a atenção merecida,mas na realidade estaremos comemorando 60  anos de história de Guaraniaçu.




 


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BOA VISTA DA APARECIDA

Foi Distrito de Capitão Leonidas Marques, até o dia 22 de dezembro  de 1981 quando por força da Lei Estadual Nº 7551 sancionada pelo governador Nei Braga, emancipou-se.
Já fui várias vezes a Boa vista, e estas fotos tirei quando estava indo para Francisco Beltrão, no dia  30 de junho deste ano.


Trevo de entrada da cidade


Av. Tancredo Neves


Av. Tancredo Neves


Trevo de entrada da cidade

LEI 790 DE 14 DE NOVEMBRO DE 1951- III

A Lei 790 de 14 de novembro de 1951, assinada pelo governador do Estado do Parana  Bento Munhoz da Rocha, proporcionou a emancipação de vários Municípios, a elevação de vários  Distritos e alterou a denominação de outros, hoje estou postando mais três municípios beneficiados por esta Lei

Florestópolis:
Surgiu de uma área loteada por João Dias dos Reis e vendidos os lotes com o objetivo de fundar uma nova cidade. Antigamente era conhecida como patrimônio São João, e era um ponto de pousada de tropeiros. Em 14 de novembro de 1951, emancipou-se de Porecatu e no dia 9 de novembro de 1952 realizou, sua primeira eleição, elegendo o senhor Guilherme Mazeroni, do PSP, coligado com o PTB com  779 votos, tendo assumido o cargo de prefeito no14 de dezembro de 1952.

Francisco Beltrão:
Por volta de 1944, colonos chegam a região na época chamada Vila Marrecas, constroem suas residências, dando inicio a história da cidade. Com o desenvolvimento, a região conquista a sua emancipação do Município de Clevelândia em 14 de novembro de 1951, elegendo em 9 de novembro de 1952 o seu primeiro prefeito o senhor Rubens da Silva Martins com 749 votos pela coligação PSD, PSP e PR, o qual assumiu a prefeitura no dia 14 de dezembro de 1952.

Jandaia doSul:
O povoado foi fundado pela Companhia de Terras do Paraná que depois passou a chamar-se Companhia Melhoramento Norte do Paraná, a qual foi responsável implantação da infraestrutura necessária para o funcionamento da cidade.
Com a emancipação, desmembrou-se de Apucarana em 14 de novembro de 1951. O seu primeiro prefeito foi o senhor Lino Marchetti da coligação PTB, PSD e UDN,que foi eleito  com 1984 votos nas eleições de 9 de novembro de 1952 e tomou posse node 14 de dezembro de 1952.

HONDA XL250R

Um amigo meu tem uma moto Honda XL 250R que é um espetáculo, e o cuidado que ele tem  com a moto é espetacular, e não é por menos, a moto completou 29 anos de estrada, é perfeita, e com  muitas peças originais. Vejam a moto.









terça-feira, 20 de setembro de 2011

AEROPORTO INTERNACIONAL DO RECIFE

Em julho fizemos uma viagem ao nordeste, para visitarmos amigos e passamos por Recife, capital de Pernambuco e para  recordação tirei estas fotos.













GUARANIAÇU - 60 AN0S

O tempo que não volta mais estampados em nossas fotos, nos garante uma imagem carregada de significados  que ao observarmos depois de  tanto tempo, ela nos possibilita a recuperação das lembranças de pessoas, ruas, prédios e  momentos importantes das nossas  vidas.

acervo do Museu histórico de Guaraniaçu

Antigo prédio da atual Sociedade Recreativa Tradicional
Santo Izidoro

Acervo do Museu Histórico de Guaraniaçu


 
Acervo do Museu Histórico de Guaraniaçu

Antigo prédio da Sociedade Tradicional Recreativa
Santo Izidoro


O atual prédio da  
 sociedade Tradicional Recreativa
Santo Izidoro



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GUARANIAÇU,UM TEMPO DE MUITAS SAUDADES...

Em  fevereiro de 1979 Guaraniaçu estava assim.



LEI 790 DE 14 DE NOVEMBRO DE 1951- II

A lei 790, foi responsável pela  criação de 36 municípios, vários distritos e ainda mudou o nome de outros tantos, nesta postagem estou apresentado mais cinco municípios deste período:

Contendas:
Com a sua emancipação em 14 de novembro de 1951, foi desmembrado do município da Lapa.
A primeira eleiçãoaconteceu no dia 09 de novembro de 1952, quando foi eleito o senhor Estanislau Sczpyor pela UDN ( União Democrática Nacional) com 981 votos. A posse do primeiro prefeito aconteceu no 14 de dezembro de 1952  quando foi instalado oficialmente o Município.
Contendas surgiu de um pequena colônia, fundada pelos alemães e poloneses próximo ao rio Iguaçu.

Cruz Machado:
O núcleo foi fundado pelo Governo Federal em 19 de dezembro de 1910 com o nome de Cruz Machado, em 1918 foi elevado a Distrito Judiciário, em 14 de novembro de 1951 foi amancipado de União da Vitória, em 9 de novembro de 1952 aconteceu a primeira eleição quando foi eleito o senhor Afonso Nodolny com 865 votos pelo PTB ( Partido Trabalhista Brasileiro).O nome do Município foi em homenagem ao Senador do Império, Dr. Antonio Cândido da Cruz Machado, defensor da Emancipação do Paraná da província  de São Paulo.

Faxinal:
Criado quando houve a demercação de uma área de terra no Município de Apucarana, pelo interventor do Estado o senhor Manoel Ribas. Em 14 de novembro de 1951 emancipa-se de Apucarana, sendo eleito o seu primeiro prefeito em 9 de novembro de 1952 pelo PR  ( Partido Republicano), com 582 votos e omou posse no dia 14 de dezembro de 1952.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

GUARANIAÇU - 60 ANOS

Este ano o Município de Guaraniaçu completará 60 anos, e nós vamos fazer uma viagem neste tempo, através de fotografias antigas de várias épocas e atuais,e se alguém quiser opinar sobre o município ou dar sugestões sobre o tema, o meu e-mail é este: josiasguaraniacu@gmail.com. Agradeço as contribuições.  Eis as fotos de hoje:





foto do acervo do Museu Histórico de Guaraniaçu

Vemos as atuais avenida Manoel Ribas e Ivan Ferreira do Amaral.
Observa-se que a BR nesta época já não passa no centro da cidade.
A esquerda o antigo Hotel Princesa do Oeste. 

foto do acervo do Museu Histórico de Guaraniaçu

Nesta, já observamos as dua avenidas separadas por uma calçada no meio e bastante arborizada.


A região das três fotos anteriores nos dias atuais.
foto tirada hoje dia 16/09/2011.