domingo, 31 de julho de 2011

APP SINDICATO - CASCAVEL

A casa antiga da APP Sindicato de Cascavel, tem 40 anos de luta, de história e hoje ela tornou-se pequena para atender aos seus companheiras e companheiros sindicalizado, e para servi-los bem, está sendo construída uma nova sede mais ampla, são 638 metros quadrados, fruto das nossas contribuições.
A professora Valci ainda informou, a sede APP em Cascavel está preparando-se para oferecer também apartamentos, onde professoras, professoras e seus familiares poderão usufrui-los, como acontece em Curitiba, Londrina e outras regiões do Paraná.

Veja as fotos.


Atual sede da APP de Cascavel










CHUVA FORTE EM GUARANIAÇU

Ontem e hoje tivemos incidência de fortes pancadas de chuva. Agora a noite chove moderadamente e a cidade está com uma forte cerração.

APP SINDICATO - CASCAVEL

A professora Valci, presidente da APP Sindicato de Cascavel, com o seu jeito acolhedor e atenciosa a todos que buscam apoio e orientação. Apresentou-me os trabalhos nas obras de construção da nova sede da APP de Cascavel, com previsão de  término  para o mês de novembro do corrente ano. Informou ainda que os custos da obra está orçado em R$ 680.000,00.A obra é uma necessidade da atual realidade da região, visto que, haver necessidade da realização de cursos de formação, assembléias e até a disponibilização de dois apartamentos para hospedagens para os sindicalizados.

Vejam as fotos.



Fachada da nova Sede da APP - Cascavel


Roll de entrada


sábado, 30 de julho de 2011

ESTAÇÃO FERROVIARIA DE GARANHUNS

Com a sua arquitetura inglesa, ainda hoje impressiona com a sua beleza.
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 28 de setembro de 1887, portanto,antes da proclamação da República.com uma grande festa, ela pertencia a Great Western Railway Company, companhia criada por capitalistas ingleses  para construir ferrovias no Brasil. Em 1950 encerraram suas atividades no Brasil, sucedendo suas atividades, a Rede Ferroviária do Nordeste e posteriormente a Rede Ferroviária Federal. ( R.F.F.S.A.).
Em 1971, o ramal que servia a garanhuns foi desativado e o prédio da estação, depois de restaurado, passou a funcionar , até hoje, o centro cultural, o qual foi inaugurado em 27 de março de 1971 e posteriormente recebeu o nome de Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.










RÁDIO JORNAL - GARANHUNS

Fundada  por F. Pessoa de Queiroz em 03 de julho de 1948 no Recife.  "Pernambuco falando para o mundo", anos depois em 26 de maio de 1951 era inaugurada a primeira rádio do interior do estado na cidade de Garanhuns, Rádio Jornal do Comércio de Garanhuns, a famosa rádio difusora de Garanhuns.
Veja as fotos da rádio.














sexta-feira, 29 de julho de 2011

GARANHUNS - CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO

A Matriz da Freguesia de Santo Anônio do Ararobá, foi construida no início do século XVIII entre  o Banco Brasil e Ferreira Costa, na avenida Santo Antônio.
Em 1742 a capela foi reconstruida no mesmo local, uma capela maior  e agora de alvenaria.
Em 1855, na época do Padre Nemézio de São João Gualberto, foi iniciada uma nova igreja no local da atual Catedral, sendo concluida em 1859.
Em 1872 passa por um reconstrução; em 1906 sofre novos melhoramentos, a fachada foi demolida e reconstruida, da forma como se encontra hoje.
Em 02 de agosto de 1918, com a criação da Diocese de Garanhuns, a matriz de Santo Antônio é elevada a categoria de Catedral
Na década de 1980, a Matriz de Santo Antônio passou por nova reforma, devido a sérios problemas nas suas estruturas, modificando profundamente o seu interior.
Fonte: História de Garanhuns Vol.I
           Alfredo Leite Cavalcante - 1968


Catedral de Santo Antônio



Interior da Catedral
 de
Santo Antônio



terça-feira, 26 de julho de 2011

A FEIRA DE CARUARU

Existe há mais de 200 anos, era um ponto de parada dos vaqueiros que levavam o gado do sertão para o litoral. Os mascates também passavam por ela, vindo da capital para o interior.
Na feira tem, o troca-troca, onde nada é vendido, apenas trocado, trocam sanfonas, rádios, relógios, guarda-chuvas, também tem os cordéis vendidos pelos seus autores, contando e cantando as proezas dos personagens dos seus livrinhos.
Na feira tem várias barracas coloridas, onde se encontra de tudo, frutas, alimentação, roupas, artesanatos, etc. Em 06 de dezembro de 2006 recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, concedido pelo IOHAN ( Instituto do Patrimonio Histórico e Artistico Nacional).


















Os cordéis

 

domingo, 24 de julho de 2011

FESTA DE SÃO CRISTOVÃO NA CAMUNIDADE DO SOLIGO

Os caminhoneiros de Guaraniaçu e região comemoraram  o seu santo protetor neste domingo, com uma grande procissão acompanhando a Imagem de São Cristovão levada por um motorista em sua carreta até a comunidade do Soligo, onde foi celebrada a Santa Missa com a participação de todos, em seguida foi servido um saboroso almoço, quando as famílias confraternizaram-se ao som da música gaúcha e muita conversa.  













Churrasqueiras


Churrasqueiras


Interior do Pavilão
com as famílias reunidas








Placa indicando a entrada
da comunidade




Entrada de acesso
a comunidade

sexta-feira, 22 de julho de 2011

GARANHUNS - TERRA DA GAROA

Muito conhecida a música de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, ' Onde o Nordeste Garoa', foi uma homenagem do artista forroseiro a Garanhuns.
 É assim que a cidade fica durante o período de inverno e foi desta maneira que aconteceu o  21º Festival de Inverno de Garanhuns de 2011.


Av. Santo Antônio



Rua Nilo Peçanha



Acesso a Praça Gualadajara 
 Local dos shows noturnos


Praça Gualadajara



Praça Gualadajara
Local dos shows noturnos 


Detalhe do Centro Cultural
Alfredo Leite Cavalcante


Praça Dom Moura
Próximo a Praça Gualadajara 
onde acontece o Festival 



Av.Rui Barbosa


FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS III

O Festival de Inverno de Garanhuns, acontece há 21 anos, começou na década de 90, no período de 13 a 28 de julho de 1991, valorizando as manifestações folclóricas da região, divulgando e resgatando nos seus espaços o que estava sendo esquecido pela sociedade, para isso são realizadas oficinas, Teatros, apresentações de Bandas, Bacamarteiros, Coco de Roda, Orquestras, Ciranda, Escolas de Samba, Forro, e tantas outras manifestações culturais da região. 
Veja as fotos. 


Quadrilha apresentando-se
no pátio
do Casarão da Cultura



Quadrilha no
Casarão da Cultura



Bloco - Carnaval e Tracunhanhém









quinta-feira, 21 de julho de 2011

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS - II

O festival de Inverno de Garanhuns, é um espetacular reencontro do povo e a cultura popular marcado com intensa profundidade de respeito e sentimentos enraizados no passado, onde estas riquezas de expressões artísticas estavam presentes no contidiano do homem nordestino.

As fotos, com a presença de cores e movimentos, mostram como a nossa cultura identifica o homem com a arte.


Arte no Casarão
Neste espaço é apresentado
Danças, peças artesanais, livros e
literatura de Cordel


Arte no Casarão


Parque Euclides Dourado


Parque Euclides Dourado



Parque Euclides Dourado












Dança do Frevo


Dança do Frevo