domingo, 20 de março de 2011

GUARANIAÇU, PARTE DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU E OS VEREADORES ELEITOS REPRESENTANDO A ROÇINHA EM LARANJEIRAS DO SUL

O Governo Federal cria através do Decreto-Lei Nº 5.812 de 13 de setembro de 1943 o Território Federal do Iguaçu passando desta forma a região do atual Município de Guaraniaçu a pertencer ao referido Território.
O Território compreendia as regiões Sudoeste e Oeste do Paraná com 52.402 quilômetros quadrados. E o Oeste de Santa Catarina com 14.404 quilômetros quadrados.
Em 18 de Setembro de 1946, o Território Federal do Iguaçu foi extinto e Laranjeiras do Sul naquela época denominada de Iguaçu, voltou a pertencer a Guarapuava na categoria de Distrito, mas por pouco tempo. Neste mesmo ano de 1946 a Rocinha que viria a ser em 1951 o Municipio de Guaraniaçu, pertenceu a Guarapuava, ao Distrito Federal do Iguaçu,   e finalmente a Laranjeiras do Sul.
Em 1946 pelo Decreto-Lei Nº 533 de 21 de Novembro, Iguaçu capital do Território, torna-se Município de Laranjeiras do Sul e instalado solenemente a 30 de Novembro de 1946, emancipando-se assim de Guarapuava. Com estas alterações geopolíticas o então Distrito da Rocinha deixa de pertencer a Guarapuava e passa a integrar o território do recente do recente Municipio de Laranjeiras do Sul.
No dia 03 de outubro de 1947, acontecia as primeiras eleições do Município de Laranjeiras do Sul com a vitória de Alcindo Natel de Camargo para Prefeito (Nesta época não existia o cargo de vice no estado do Paraná) e entre os Vereadores eleitos   estava o senhor Alvaro João Cardoso eleito com  231 votos,pelo partido PSD, representando o Distrito da Rocinha na Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul.
Na eleição seguinte, realizada no dia 22 de julho de 1951 foram eleitos para a câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul, dois representantes um da Rocinha o senhor Osmindo Nunes de Oliveira do PTB eleito com 96 votos e o senhor Jorge Pio Gonçalves também do PTB eleito  com 112 votos, do Mato Queimado.

Josias.

Fontes pesquisadas:
Site do TER-PR
“Território Federal do Iguaçu” da Professora Elizabete Liro Biesek.
Historia do Paraná - Org. e coordenador-geral Prof. Faissal El- Khatib

Um comentário:

  1. Professor, é muito interessante ler sobre a historia de nosso municipio, porem gostaria de saber a continuação desta historia, como nasceu guaraniaçu?
    Um abraço;

    ResponderExcluir