sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CRUZADO MOEDA BRASILEIRA 1986 A 1989

Plano Cruzado
O Presidente José Sarney anunciou o Plano de estabilização, no dia 28 de fevereiro de 1986, e tinha como objetivo deter a inflação, para isso adotou várias medidas, entre elas a reforma monetária, com o corte de três zeros e a criação de uma nova moeda - o Cruzado I.
Sarney convocou a população para fiscalizar as tabelas de preços. As medidas provocaram escassez de produtos, cobranças de ágio, e a inflação voltou, em 23 de julho de 1986 o governo lança um novo conjunto de  medidas - o Cruzadinho, criando o emprétimo compulsório para a gasolina e altomovéis.
O Cruzadinho só serviu para o PMDB eleger seus candidatos nas eleições daquele ano, nos Estados, pois enquanto eram apurados os votos das eleições, os governo decretou o Plano Crzado II, descongelando preços dos produtos e serviços, de aluguéis e alterou o cálculo da  inflação, isto gerou aumento dos preços e a perda da popularidade do governo. 
Durante o governo Sarney os ministros da Fazenda e do Planejamento, foram responsáveis pela  política econômica do governo e portanto dos planos
1º Plano Cruzado I  -    Março de 1986 a Junho de 1986
2º Plano Cruzadinho -    Julho de 1986 a outubro de 1986
3º Plano Cruzado II -   Novembro de 1986 a Junho de 1987
Os  ministros foram  - Dilson Funaro,da Fazenda
                                  João Sayad, do Planejamento.


Bresser Pereira Ministro da Fazenda apresentou o Plano Bresser  no dia 12 de junho de 1987


Mailson da Nóbrega apresentou o Plano Verão,no dia 15 de Janeiro de 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário